O meu hobby favorito – se bem que não sei se posso chamar isto de “hobby”, já que sinto como se fosse uma necessidade, e não apenas diversão – é a leitura. E entre os temas que mais me entretêm, logicamente está a relojoaria.
Por conta disso, hoje mantenho uma pequena biblioteca de volumes relacionados à relógios, com alguns livros novos e também clássicos do gênero.
Mas minha biblioteca não contém apenas livros impressos: além de revistas e alguns poucos catálogos relevantes, mantenho arquivados muitos livros eletrônicos, que estão disponíveis gratuitamente na internet.
Veja bem, não se trata de pirataria. Não estou falando de livros escaneados e repassados por debaixo dos panos. Estou falando de livros antigos que já se tornaram domínimo público, e que estão disponíveis a quem quiser em sites como o Google Books.
Como na internet tem de tudo, há uma verdadeira comunidade de leitores de livros sobre relojoaria, e com fórum próprio, hospedado na site da NAWCC. Visite!
O pessoal ali, capitaneado por um de seus mais destacados membros, Richard Watkins, montou uma lista com alguns livros interessantes encontrados online. Vale a pena conferir:
Digitized books related to watches and watchmaking
Além destes livros, indico também outros dois grandes clássicos:
The marine chronometer, its history and development, de Rupert T. Gould.
Breguet (1747-1823), por Sir David Salomons.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário